chaves para compreender o “Livro Vermelho”

a obra que revolucionou a psicologia analítica

16 de março | das 14H ÀS 17H (SÁBADO) | ONLINE

Esta aula inaugural do curso de pós-graduação em Psicologia Analítica do Instituto Freedom procura levar ao público interessado algumas chaves de interpretação a respeito do Liber Novus, conhecido também como o Livro Vermelho, obra seminal de Carl Gustav Jung.

O Livro Vermelho foi produzido durante os anos de 1914 a 1930, período no qual Jung se dedica ao que ele denomina de “confronto com o inconsciente. Segundo Jung, é um registro das imagens interiores, das “fantasias que estavam se agitando… subterraneamente”. O livro não foi publicado nem mesmo exibido publicamente até 2009.

Escrito com estilo caligráfico o livro contém diversas ilustrações. Estruturado como os Livros de Horas Medievais, o Livro Vermelho retrata uma espiritualidade intimista e individualizada, mas não personalista.

O propósito desta aula é fazer uma incursão, ainda que breve, por algumas dessas imagens a fim de nos aproximarmos da função criadora de mitos da psique bem como das raízes nas quais se assentam a psicologia desenvolvida por Jung: a Psicologia Analítica. A intenção consiste em apresentar o Livro Vermelho para uma audiência geral, oferecer chaves para “compreensão de uma obra inexplicável” e, sobretudo realizar um comentário da obra à luz da Psicologia Junguiana com o propósito de facilitar a leitura e o acesso à obra absorvendo os meandros da Psicologia Profunda.

a aula está estruturada nos tópicos:

A QUEM SE DESTINA ESTA AULA INAUGURAL DE PÓS-GRADUAÇÃO

Ao público geral interessado conhecedor ou não da obra e do pensamento de Carl Gustav Jung interessados em conhecer por meio do Livro Vermelho as bases da psicologia analítica: a teoria dos arquétipos, alquimia, mitologia entre outras.
Interessados em se formar especialista em Psicologia Analítica. 

DOCENTE

Clique na imagem do docente para conhecê-lo:

Prof. Dr. Jorge Miklos

jorge-Miklos

Quero participar da aula inaugural

E aprender mais sobre “Chaves para compreender o Livro Vermelho”