Aula Magna – Pós-Graduação Arteterapia

Uma sequência de 3 aulas inéditas online TOTALMENTE GRATUITA.
Uma oportunidade de ampliar os seus conhecimentos sobre a Arteterapia e conhecer um pouco mais sobre a Pós-Graduação do Instituto Freedom.

Uma Especialização robusta que capacita o aluno a obter um entendimento mais amplo da psique e do comportamento humano, contribuindo assim para o seu autoconhecimento, desenvolvimento profissional e nas relações interpessoais.

Confira os Principais Tópicos das Aulas:

Dilaina Paula dos Santos - Quinta-feira 28/07 18h

O conto contemporâneo como facilitador da expressão de sentimentos na infância e adolescência

Hoje encontramos uma infância e adolescência com poucos espaços para se expressarem e configurarem suas experiências. Isto se dá em grande parte por conta da atmosfera de virtualidade a qual estão inseridas.  Em redes sociais são olhados, mas não vistos em suas necessidades. O que sentem fica desprovido de valor, pois, aquilo que não é visto/observado, não pode ser reconhecido, identificado, nomeado e ressignificado. Assim sendo, ficam confusos, somatizando muitas vezes no corpo aquilo que não conseguem expressar de outra forma. 

Os Contos contemporâneos são muitas vezes alicerçados nos de tradição, mas trazem uma nova criação, com temas da atualidade e tramas que abordam questões similares às que vivenciamos. Revelam sentimentos que parecem difíceis de serem reconhecidos de outra maneira. Assim sendo, o conto pode dar forma, nomear o que antes era desconhecido.

Podemos dizer que, essas narrativas escolhidas pelo facilitador, estabelecem um elo com a pessoa que as escuta porque manifestam seus sentimentos, servindo como um espelho. “(...) a literatura (...) pelo fato de dar forma aos sentimentos e à visão do mundo ela nos organiza, nos liberta do caos e, portanto, nos humaniza” (CANDIDO, p. 122, 2004).

Regina Fiorezzi Chiesa - Quinta-feira 28/07 19h

As mandalas como caminho na construção do arteterapeuta

No mundo atual vivemos muito polarizados, fragmentados e perdidos buscando o caminho do meio. Jung quando começou a desenhar mandalas viu que todos os caminhos que seguia levavam-no a um único ponto, o ponto médio. Fico claro para ele que a mandala é o centro, o expoente de todos os caminhos.

Jaffé (1964) em seus estudos examinou o círculo como um símbolo universal de enorme força, como se houvesse “um impulso psíquico constante para trazer à consciência os fatores básicos de vida que eles simbolizam” (p.249).

A metodologia arteterapêutica na criação de mandalas fez uso dos números como sensibilização e o material aquarela para a expressão das cores e formas. A aquarela facilitou o processo ajudando a fluidez e a espontaneidade, o impulso inicial para mergulhar. O círculo, a mandala trouxe a proteção, a organização e o sagrado para poder ir fundo. Nas profundezas, a sombra veio e, na medida em que a sombra foi sendo realizada, o caminho ficava iluminado.

Do impulso às profundezas do ser para chegar à totalidade, ao processo de individuação, onde tudo faz parte e pode ser incluído.

As mandalas deram sustentação interna para a construção de caminhos.

André Lobão – Sexta-Feira 29/07 18h

A Cultura Popular como experiência mediadora entre o caos e o cosmos.

A importância do ritual e a conexão com os quatro bálsamos sagrados de cura: dançar, cantar, contar histórias e ficar em silêncio.

QUEM SÃO OS DOCENTES:

DILAINA PAULA

Dilaina_Paula_dos_Santos.png

Arteterapeuta e Psicopedagoga clínica

Mestre em Artes pela UNESP

Atuação em contexto clínico com crianças, adolescentes e grupo de mulheres

Supervisora de casos clínicos

Coordenadora, docente e supervisora do curso de Pós-Graduação em Arteterapia do Instituto Freedom

REGINA CHIESA

Regina_Chiesa.png

Arte-educadora, Arteterapeuta   Especialização em Psico-oncologia e Formação em Terapia Transpessoal

Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento Mackenzie

Atuação em contexto clínico e grupos

Supervisora de casos clínicos Coordenadora, docente e supervisora do curso de Pós-Graduação em Arteterapia do Instituto Freedom

ANDRÉ LOBÃO

André Lobão

Arteterapeuta e Contador de Histórias.
Ator-brincante.

Bacharel em Comunicação Social.
Especialista em Gestão da Cultura.
Consultor em Economia Criativa.
Cocriador do Empreendimento Criativo Cozinha Ancestral.

Garanta sua Vaga! Inscreva-se agora.

 
Nome *
Sobrenome *
Telefone com DDD *
Email *
 
Qual sua Profissão? *
Médico ou Psicólogo
Outra área
 
Clique nos assuntos do seu Interesse: *
Psicologia Analítica
Arteterapia
Logoterapia