Aula Magna – Pós-Graduação Psicologia Analítica

Uma sequência de 3 aulas inéditas online TOTALMENTE GRATUITA.
Uma oportunidade de ampliar os seus conhecimentos sobre a Psicologia Analítica e conhecer um pouco mais sobre a Pós-Graduação do Instituto Freedom.

Uma Especialização robusta que capacita o aluno a obter um entendimento mais amplo da psique e do comportamento humano, contribuindo assim para o seu autoconhecimento, desenvolvimento profissional e nas relações interpessoais.

Confira os Principais Tópicos das Aulas:

Rangel Fabrete – Segunda-feira 25/07 18h

Mitologia e Psicologia Analítica

A base do funcionamento da psique, que tem como matriz o inconsciente, é imagética ou mitológica, e a relação compensatória que o inconsciente estabelece com a consciência frequentemente se manifesta através de imagens simbólicas que aparecem em sonhos ou fantasias. Quando observamos e compreendemos tais imagens, facilitamos o entendimento sobre quem se é.
Ao conhecer a dinâmica arquetípica, podemos entender quais as compensações e projeções feitas pelo inconsciente. Ao lidar com os aspectos arquetípicos, o analista pode fazer associações e desta maneira auxiliar o paciente na elucidação dos conteúdos psíquicos.

Nesta aula, iremos abordar a importância do conhecimento da mitologia no trabalho da clínica na perspectiva simbólica junguiana, na compreensão dos fenômenos psíquicos, sociais e culturais contemporâneos.

Adriana Politi – Terça-feira 26/07 18h

Pele de Asno

No conto Pele de asno de Charles Perrault-1694, temos a história de um Rei que perde a sua esposa e, mais tarde deseja casar-se com a própria filha.  Ela, por sua vez, para proteger-se desse abuso, cobre-se com a pele de um animal para não ser reconhecida e foge para um outro reino. Ao tentar realizar seu desejo incestuoso, o rei se propõe violar o maior tabu de todas as civilizações do mundo: o incesto entre pai e filha

Nessa aula magna abordaremos, pela perspectiva da psicologia analítica junguiana, o tema do incesto e suas implicações no processo do desenvolvimento da mulher – o arquétipo paterno na sua manifestação negativa e seus efeitos na vida de uma jovem. Outrossim, iremos refletir sobre a importância da utilização, dos contos de fada, como recursos terapêuticos, tanto na psicologia, como em outras áreas.

Jorge Miklos – Quarta-feira 27/07 18h

Psicologia Junguiana e a Individuação

Desenraizado de suas bases naturais, o ser humano contemporâneo vive uma crise espiritual que o aliena de si mesmo, do outro, do mundo e da natureza. Jung explica esta alienação a partir da própria concepção da civilização ocidental.  A saída proposta por Jung para a crise é o processo de individuação, entendido como uma aposta na possibilidade de sentido.

QUEM SÃO OS DOCENTES:

RANGEL FABRETE

Rangel_Fabrete.png

Psicólogo clínico, supervisor, Especialista em Psicologia Analítica, Mestre em Psicologia Psicossomática.

Coordenador Adjunto e Professor da Pós-Graduação em Psicologia Analítica no Instituto Freedom e do Curso de Extensão em Psicologia Analítica no Instituto Freedom.

ADRIANA POLITI

adriana-politi

Psicóloga e psicoterapeuta Clínica Junguiana.

Membro candidata da Associação Junguiana de São Paulo/IJUSP - Associação Junguiana do Brasil/AJB e International Association for Analytical Psychology/IAAP.

Especialista em Psicoterapia Junguiana

Especialista em Saúde Mental

Pesquisadora dos contos de fada e lendas brasileiras

JORGE MIKLOS

Jorge Miklos atual fev 2022

Psicologo, especialista em Psicologia analítica. Mestre em Ciências da Religião e Doutor em Comunicação ambos pela PUC-SP.

Pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro em ciências Sociais aplicadas.

Garanta sua Vaga! Inscreva-se agora.

 
Nome *
Sobrenome *
Telefone com DDD *
Email *
 
Qual sua Profissão? *
Médico ou Psicólogo
Outra área
 
Clique nos assuntos do seu Interesse: *
Psicologia Analítica
Arteterapia
Logoterapia