Psicologia Analítica

Beleza e Criatividade

Quero iniciar este artigo, deixando algumas perguntas reflexivas, para que o leitor possa expandir seu pensamento, pois este é o objetivo desse blog, criado com muito carinho. Vamos Refletir sobre o Ser!

Como está a sua vida hoje?

A vida tem sido bela para você?

Você está feliz hoje? Enxerga a felicidade?  

Há beleza na vida, há beleza em tudo. Vocês veem?… Há beleza na alegria, e mesmo na saudade, na tristeza, no sofrimento e até na partida, há beleza. A vida é uma beleza.” (Nise da Silveira)

É preciso parar um pouco diante da correria da vida para podermos observar o essencial, que muitas vezes, deixamos de perceber, pois são tantos os problemas, tantas preocupações, dores, angústias e decepções.

O nosso olhar para o mundo se limita e perdemos a visão que nos dá a capacidade de enxergar aquilo que está além das nossas forças.

A criatividade é filha do caos. As dificuldades nos impulsiona a ativarmos nossa mente criativa para podermos superá-las!

Nise da Silveira (1905-1999) nos ensina que a criatividade é o catalisador por excelência das aproximações de opostos. Por seu intermédio, sensações, emoções, pensamentos são levados a reconhecer-se, a associar-se.

O Ato de inventar algo nos concede o privilégio de participar ativamente do plano de Criação e nos faz cunhar e compreender o belo. Esse processo nos impulsiona a enxergarmos possibilidades onde nunca poderíamos imaginar. Nise da Silveira sempre acreditou, batalhou durante toda a sua vida por isso, muitas vezes sendo ridicularizada e desvalorizada. No entanto, ela não desanima e nos ensina que para navegar contra a corrente são necessárias condições raras:

  • Espírito de aventura,
  • Coragem,
  • Perseverança
  • Paixão.

Todo mundo deve inventar alguma coisa, a criatividade reúne em si várias funções psicológicas importantes para a reestruturação da psique. O que cura, fundamentalmente é o estímulo à criatividade. Ela é indestrutível. A criatividade está em toda parte.” (Nise da Silveira)

13442162_574977362661957_3908351946994049149_n

Desperte a criatividade em você! Crie, invente e perceba a beleza que está a sua volta. Acredite em você e na sua capacidade de Ser! É preciso olhar na direção do seu interior e expandir tudo aquilo que está preso. Este é um processo doloroso, porém não há possibilidade de cura sem passarmos pela estrada do conhecimento, pela busca do equilíbrio e pela transformação.

Quem olha para fora sonha; quem olha para dentro desperta. (Carl Gustav Jung)

Este é o tempo de recomeçar, fortalecer e transformar.

Texto escrito por: Evandro Rodrigo Tropéia

 

>>> Está gostando dos nossos conteúdos? Então visite o site do Instituto Freedom (www.institutofreedom.com.br) e conheça de perto nosso trabalho, e como ele pode impactar a sua vida.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.