Artista, curadora e educadora. Desenvolve sua produção em artes visuais desde o início dos anos 2000 com enfoque nas práticas da performance, fotografia, videoarte e escrita de artista. Pós-Doutora em Linguagens Visuais pelo PPGAV-EBA/UFRJ (com pesquisa subsidiada pelo PNPD-CAPES, 2016), Doutora em Psicologia Clínica pelo Núcleo de Estudos da Subjetividade-PEPG/PC-PUC-SP (2013) e Mestre em Linguagens Visuais pelo PPGAV/EBA-UFRJ (2007). Participou de diversas exposições, mostras de vídeo e publicações, no Brasil e no exterior. Como educadora, tem atuado em escolas de arte, museus, universidades e cursos livres. Foi professora no CAP-UERJ (2015), na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (entre 2006 e 2011), na rede SESC do Rio de Janeiro e São Paulo (2008-2009), no Instituto de Artes da UERJ (2005), e responsável pela Consultoria em Arte-Educação junto ao Programa Educativo do CCBB-RJ (2009-2010). Elaborou atividades temporárias e performances em contextos educacionais no ateliê de crianças e adolescentes da École d’art d’Avignon (França, 2005) e no Departamento de Artes Visuais da University of Chicago (EUA, 2013). Atualmente é docente da UNINASSAU-Rio nos cursos de graduação em Artes Visuais e Terapia Ocupacional.
Diana Kolker Carneiro da Cunha (Rio de Janeiro, 1983) é educadora, curadora e esquizoanalista em formação, interessada nas convergências entre as praticas artísticas, educativas, curatoriais e clínicas. Graduada em história, (PUCRS, 2008), especialista em pedagogia da arte (UFRGS, 2012) e mestra em estudos contemporâneos das artes (UFF, 2018), cursa a Formação Livre em Esquizoanalise (FLEA).
Concebeu, coordenou e realizou ações educativas, formações de artistas e de educadores em colaboração com diversas instituições, como Bienal do Mercosul, Casa Daros, MAC Niterói, Fundação Iberê Camargo, MARGS, entre outras.
Desde 2017, é responsável pelo projeto político pedagogico e artístico do Museu Bispo do Rosario, onde coordena os projetos educativos, o Ateliê Gaia, o programa de residência artística, além de integrar a comissão curatorial da instituição. Em 2022, foi co-curadora da exposição Eu vim – Bispo do Rosario: Aparição, Impregnação e impacto” , realizada no Itaú Cultural (SP).
Assistente social, mestre e doutora em Política Social pela UFF, realiza o estágio pós doutoral em Serviço Social na UFRJ. Docente no Departamento de Serviço Social na UFF Campos e no Programa de Estudos Pós Graduados em Política Social na UFF Niterói. Estudiosa do campos da política social, política de Saúde mental, Política sobre Drogas com centralidade no debate étnico racial.
Psicóloga, com Formação de Analista Junguiana pela Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica SBPA (2007), especialização em Cinesiologia Psicológica (1991) e Jung e Corpo (1986) pelo Instituto Sedes Sapientae.
Experiência clínica como psicoterapeuta de adultos e adolescentes desde 1981. Supervisora de atendimento clínico. Coordenadora do Núcleo de Psicologia Arquetípica (NUPARQ) da SBPA (desde 2009).
Coordenadora de grupo de estudos Jung e Hillman (desde 2015).
Professora do curso de Formação e de cursos abertos da SBPA.
Professora Adjunta lotada no Departamento de Métodos e Técnicas da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense e pesquisadora dos seguintes grupos/núcleos de pesquisa: Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Saúde Mental (NEPS/UERJ/CNPq) e Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Serviço Social e Saúde (NUEPSSS/UFF/CNPq). Coordena o Projeto de Pesquisa e Extensão Luta Antimanicomial e Feminismos, vinculado a Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Esteve como Assessora Técnica Especializada do Departamento de Saúde Mental da Secretaria de Atenção Especializada em Saúde do Ministério da Saúde (DESME/SAES/MS) no período de julho de 2023 a março de 2024.
É Pós-Doutora em Direito pelo Programa de Pós-graduação em Direito, vinculada a linha de pesquisa Direitos Humanos, Democracia e Ordem Internacional, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2023);
Pós-Doutora em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (2018);
Doutora em Serviço Social pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016), tendo realizado estágio doutoral no Centro de Estudos Sociais (CES) na Universidade de Coimbra/Portugal; Mestra em Política Social pela Universidade Federal Fluminense (2011); Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz (2009) e bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (2007).
Sua atuação acadêmica, profissional e política é direcionada para os seguintes temas: Psicologia Social Crítica e Saúde Mental; Formação Social Brasileira, Racismo e Processos de Subjetivação; Relações de Gênero, Raça e Classe e o Sofrimento e Adoecimento Psicossocial; Saúde Mental, Atenção Psicossocial e Luta Antimanicomial; Feminismo Marxista Interseccional e Decolonial; Teorias e Práticas de Cuidado e Serviço Social, Saúde Mental e Drogas.
Compõe ainda a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN); a Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME) e a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) como membra do GTP ampliado Serviço Social, Relações de Exploração/Opressão de Gênero, Raça/Etnia, Feminismos e Sexualidades nas gestões de 2019-2020; 2021-2022 e coordenadora da ênfase de Feminismos na gestão 2023-2024.
Psicólogo formado pela UFSJ – Universidade Federal de São João del-Rei, com mestrado em psicologia social pela USP – Universidade de São Paulo e especialização em psicologia analítica pela UNIMES – Universidade Metropolitana de Santos. No mestrado pesquisou processos criativos na obra de Guimarães Rosa em diálogo com a teoria junguiana. Atua como psicólogo clínico desde 2016, atendendo adolescentes e adultos. É professor de psicologia analítica no Instituto D’Alma. Possui experiência de atuação em saúde mental e em estratégia de saúde da família na Atenção Básica do SUS.
Psicólogo, membro analista da SBPA, mestre e doutor em Ciências da Religião pela PUC-SP e pós-doutor em psicologia pela USP.É coordenador do Núcleo de Psicodinâmica Junguiana e Estudos Transdisciplinares da Clínica da SBPA e membro do Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana.
(CRP 06/49.534-3). Psicóloga e Arteterapeuta junguiana. Mestre e doutora em desenvolvimento da personalidade pelo IPUSP. Pesquisadora dos temas: arte, criatividade, luto e suicídio
Graduada em Comunicação Social – Produção Editorial pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). Tem interesse nas áreas de Comunicação, Literatura, Filosofia, Cultura Popular e Estudos de Gênero e Raça. Com enfoque interdisciplinar, pesquisa narrativas da memória diaspórica e do corpo negro. Atualmente, é mestranda em Literatura Comparada na Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA).
Silvana Jeha é doutora em história pela PUC-Rio. Pesquisa e escreve sobre populações marginalizadas do Brasil como artistas internos de manicômios, indígenas, escravizados, marinheiros, prostitutas e suas culturas como a tatuagem. É autora de Uma história da tatuagem no Brasil. Do século XIX a década de 1970 (Veneta, 2019) e co-autora com Joel Birman de Aurora de Memórias e delírios de uma mulher da vida. (Veneta,2022). Está preparando um livro sobre Arthur Bispo do Rosário.
Analista Junguiana em formação pelo IJUSP.
Psicóloga com especialização em abordagem junguiana, mestre em psicologia clínica na área junguiana, ambos pela PUC-SP.
Professora de teatro formada pela UNI-RIO com especialização no método Stanislavski de Teatro pelo GITS em Moscou.
Especialização em Direção Teatral pela Escola Célia Helena. Diretora da Cia. Coexistir de Teatro com a pesquisa de mitos em cena, a partir da relação entre mito, rito e psique no processo do ator.
Ganhou o prêmio de melhor espetáculo em 2014 pela crítica paulistana com a “Jornada de Orfeu” dentro do Cemitério do Redentor. Professora da PUC-RJ, CAL-RJ, UNIP-SP, Instituto Freedom-SP, Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
Autora das técnica expressivas – “Narrativas psico-históricas” e “Performance do Mito”. Organizadora do eixo temático “Formação, prática e técnicas do artista teatral” da Coleção Artes da Cena da Editora Paco.
Mestre em Psicologia Social pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia (PPG/PSI)da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Graduada em Psicologia pela UFSJ. Pesquisadora no Grupo Caminhos Junguianos: Laboratório de Pesquisa em Psicologia Analítica, que integra as atividades da Cátedra Nise da Silveira, vinculado à UFSJ, UFJF e ao Museu de Imagens do Inconsciente/RJ. Trabalha como Psicóloga em um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSIJ).
Mestre em distúrbios do desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2016), bolsista pela CAPES/PROSUP, graduada em Arte Educação pela Fundação Armando Álvares Penteado (1998). É pós-graduada em Arteterapia (2002), especialista em Neuropsicologia pelo Centro de Diagnóstico em Neuropsicologia e pós-graduanda em Neuropsicopedagogia e graduanda em Psicologia (Unipaulistana). Possui aprimoramento em Arte-Reabilitação pela Associação de Assistência à criança deficiente (2003). Proprietária e idealizadora do Espaço Criativo Quintal de Brincadeira Ateliê terapêutico. Atuou de 2005 a 2018 no setor de Arte Reabilitação da AACD, trabalhando com adultos e crianças com deficiências físicas e cognitivas, sendo responsável pela orientação dos trabalhos científicos do setor de 2011 a 2017.
Psicóloga formada pela Universidade São Marcos (1980), com curso de especialização em Psicanálise no Instituto Sedes Sapientiae (1988) e mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Atua como psicoterapeuta de abordagem psicanalítica em consultório particular. Tem experiência didática na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica e Psicopatologia.
Arteterapeuta e especialista em Psicologia Junguiana pela PUC-Rio nas áreas da saúde, educação e meio ambiente. Desenvolve trabalhos entre arteterapia, corpo e ecologia interior pela Renove Arteterapia desde 2012. Coordenadora do Instituto ZenCancer desde 2019, Rio de Janeiro. Educadora no Instituto de Imagem e Cidadania desde 2022 em Bom Jardim. Mediadora de Arteterapia e SoulCollage® no Projeto Acolhe Coope da UFRJ desde 2022.
Doutor e mestre em Saúde Coletiva (IMS/UERJ). Estágio de doutorado no departamento de Psicologia Social e Clínica da Universidade Autônoma de Barcelona/Espanha. Psicólogo (UFBA), residência em saúde mental (IPUB/UFRJ). Implantou e foi diretor do CAPS III Casa Azul em Mesquita-RJ (2018-2023). Atual Supervisor clínico-institucional da Rede de Atenção Psicossocial de Queimados-RJ. Professor de Psicologia da UNESA/campus Campo Grande-RJ. Tem se dedicado a pesquisas no campo da saúde mental e atenção psicossocial na interface com os marcadores sociais da diferença,sobretudo raça,classe,gênero e sexualidade.
Analista didata do IJRJ, Membro da AJB e UAAP – Zurique.
Professora e supervisora de Psicologia Junguiana.
Psicóloga clínica formada pela UFRJ.
Diretora técnica da Casa das Palmeiras.
Dirige grupo de Estudos Caralampia que articula a prática clínica e a teoria Analítica.
Em breve