Psicologia Analítica

A Individuação e a Consciência

Segundo Carl Gustav Jung (1875-1961) fundador da Psicologia Analítica, a Consciência é a única parte da mente humana diretamente conhecida pelo indivíduo.

A Consciência se manifesta desde muito cedo. Carl Gustav Jung afirma que a Mente Consciente se desenvolve, provavelmente, antes mesmo do nascimento da criança.

Ao observar uma criança, podemos notar que a percepção do consciente opera enquanto a criança reconhece e identifica os pais e os brinquedos, por exemplo.

A Percepção da Consciência cresce no indivíduo, através das quatro Funções Mentais, desenvolvidas por Carl Gustav Jung. Essas funções são:

  • Pensamento;
  • Sentimento;
  • Sensação;
  • Intuição.

É importante ressaltar que todos nós somos uma totalidade e todos nós temos estas quatro funções, no entanto, sempre uma delas é predominante.

A orientação do Consciente não se desenvolve apenas pelas funções, mas também pelas atitudes psicológicas, que são:

  • Introversão;
  • Extroversão.

Individuação

Para Carl Gustav Jung, o processo pelo qual a Consciência de um indivíduo se individualiza ou se diferencia das outras é o Processo de Individuação.

A individuação consiste no processo em que uma pessoa se torna um indivíduo, uma unidade ou um Todo separado e indivisível.

O principal foco da Individuação é o conhecimento de si mesmo.

A Consciência e a Individuação caminham juntas, passo a passo no desenvolvimento de uma personalidade, pois o início da formação da Mente Consciente marca também o início do processo de Individuação.

Encontre seu caminho, busque sempre pelo equilíbrio.

Faça terapia!

Texto escrito por: Evandro Rodrigo Tropéia

 

Referências Bibliográficas:

HALL, C.S; Nordby, V.J. Introdução à Psicologia Junguiana. Ed. Cultrix, SP, 2003.

 

Quer aprender ainda mais sobre Carl Gustav Jung e a Psicologia Analítica? Mergulhe nessa área e torne-se um Analista Junguiano. Conheça nosso curso de capacitação profissional.

>>> Formação em Psicologia Analítica Junguiana

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.