Psicologia Analítica

A Individuação e o Ego

Caro Leitor, neste breve artigo vamos partilhar um pouco sobre este importante conceito analítico desenvolvido por Carl Gustav Jung (1875-1961).

Para Carl Gustav Jung, fundador da Psicologia Analítica, o Ego consiste na organização da Consciência, compondo percepções conscientes, recordações, pensamentos e sentimentos.

Apesar de ocupar uma parte muito pequena da totalidade da psique, ele é dotado de uma função básica e fundamental.

O Ego é altamente seletivo.

Cabe a ele realizar a importante tarefa de fornecer à personalidade elementos de identidade e continuidade através do processo de seleção.

Através do Ego podemos sentir hoje que somos a mesma pessoa que ontem.

Assim como na consciência, o Processo de Individuação também atua intimamente ligada ao Ego, no intuito de proporcionar por meio dessa união, o desenvolvimento de uma personalidade distinta e persistente.

individuação pessoa no ovo (1)

Segundo Carl Gustav Jung, o ser humano só poderá individualizar-se na medida em que o Ego for permitindo que as experiências recebidas se tornem parte da Consciência.

Um exemplo bem comum desse processo nos remete ao caso de que se uma pessoa é do tipo sensitivo, o Ego permitirá que chegue à parte Consciente da mente um número maior de experiências ligadas às emoções / sentimentos.

Se o indivíduo for do tipo pensativo; os pensamentos (Racionalidade) chegarão à Consciência com maior facilidade. Neste caso, a racionalização se destaca e supera as emoções.

Carl Gustav Jung nos aponta que o Ego de uma pessoa altamente Individuada permite que um maior número de elementos psíquicos se torne consciente, gerando assim um equilíbrio fundamental em sua estrutura.

Encontre seu caminho, busque sempre pelo equilíbrio.

Faça terapia!

Texto escrito por: Evandro Rodrigo Tropéia

 

Quer aprender ainda mais sobre Carl Gustav Jung e a Psicologia Analítica? Mergulhe nessa área e torne-se um Analista Junguiano. Conheça nosso curso de capacitação profissional.

>>> Formação em Psicologia Analítica Junguiana

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.