Psicologia Analítica

O PODER DO PENSAMENTO POSITIVO

Quero iniciar este artigo, propondo ao caro leitor a seguinte reflexão:

Por que cada pessoa pode reagir de maneira diferenciada diante de uma mesma situação?

Certamente, por que cada ser humano sente uma determinada situação e processa determinada situação de forma subjetiva, isto é, cada um tem a sua maneira particular de reagir diante dos acontecimentos da vida.

Muitas pessoas manifestam sua gratidão a Deus pela chuva, enquanto outras murmuram por preferirem o dia ensolarado.

Como tem sido o seu olhar diante dos acontecimentos da vida?

Você tem murmurado ou agradecido?

Como você está direcionando seus pensamentos nos momentos em que a dificuldade bate em sua porta?

O ser humano precisa compreender que a sua mente pode ser a sua principal aliada, como também pode se transformar numa inimiga muito traiçoeira. Em muitos momentos, precisamos passar por uma espécie de reeducação mental. É preciso dar o passo e tomar uma atitude positiva.

A única maneira de mudar o estilo de vida é rejeitando os pensamentos negativos e substituindo por pensamentos positivos.

Quando agimos contra nossa maneira negativa de encarar a vida, automaticamente a transformação acontece. O pensamento saudável e otimista nos proporciona o bom humor, nos ajuda a manter um bom relacionamento com outro, consideravelmente melhoramos o nosso rendimento no trabalho e nos estudos, cria barreiras que impedem a ansiedade, reduz a dor e o sofrimento físico e principalmente fortalece o sistema imunológico, prevenindo e auxiliando na recuperação de doenças.

A maneira de pensar positivamente deve ser uma constante em sua mente. Deve se estender a todos os aspectos de nossa vida cotidiana.

Lembrando sempre que não existe receita para a felicidade, mas segue abaixo algumas importantes recomendações que podem nos auxiliar na transformação do estilo de vida:

  • Pensamento positivo sobre você mesmo: Reconheça suas qualidades e limitações. Você é um ser humano completo. Não olhe somente para os defeitos, olhe para suas qualidades.
  • Pense positivo em relação ao passado: Deixe o passado para trás! Relembre apenas as suas conquistas e olhe para as derrotas apenas como aprendizado.
  • Pensamento positivo para o futuro: Sua atitude de hoje afetará seu amanhã. Olhe para o futuro com otimismo e com boas perspectivas.
  • Pensamento positivo em relação ao ambiente e as pessoas: Olhe ao seu redor com espírito de tolerância. Cada ser humano tem uma forma diferente de agir e pensar. Temos que nos respeitar e proporcionar o bem-estar do ambiente em que vivemos, através de nossas próprias atitudes.

Quando ocupamos a nossa mente com boas motivações pessoais e espirituais, encontramos no caminho sempre uma saída bem segura para alcançar a paz e equilíbrio mental.

 

Veja a bondade que existe dentro de você!

Seja Luz primeiramente para si mesmo e posteriormente para o outro.

Olhe a beleza do positivo que há em seu interior e ao seu redor!

 

Siga em Frente e descubra a essência da vida.

 

Autor: Evandro Rodrigo Tropéia para o Instituto Freedom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.