Arteterapia

O QUE É ARTETERAPIA?

Em diversos momentos da nossa vida cotidiana nos encontramos oprimidos pelos pesos dos acontecimentos e pelas cargas emocionais que, por muitas vezes, se tornam quase que impossíveis de serem controladas por nossa fraqueza humana.

A Arteterapia nos possibilita uma grande oportunidade de exploração e transformação dos pensamentos e das intensas, profundas e dolorosas cargas emocionais que carregamos em nosso interior em arte. Transformamos nossa dor em Arte.

No processo psicoterapêutico de Arteterapia podemos utilizar uma grande variedade de materiais de arte, como por exemplo tintas, argila e materiais gráficos, para criar uma representação visual dos pensamentos e de nossas emoções internas.

O destino da Arteterapia é para todos aqueles que pretendem usar a arte como uma forma de expressão e libertação do seu mundo mais oprimido através das produções artísticas.

A arteterapia é uma ferramenta psicoterapêutica que pode auxiliar profundamente gestores e funcionários que se encontram sob pressão, pessoas que geralmente são estressadas e cansadas, indivíduos que carregam em si intensos sofrimentos psíquicos,  pessoas com dificuldades de aprendizagem, crianças e adolescentes no processo de criação de identidade e indivíduos em busca do autoconhecimento para uma melhor exploração de suas questões internas.

Para fazer a arteterapia não é necessário ter nenhuma habilidade artística específica ou um dom extraordinário.  O Especialista nessa forma de psicoterapia tem a importante missão de nos oferecer direcionamento e apoio, dando a oportunidade de exploração de questões emocionais do paciente, utilizando materiais de arte.

A arteterapia no processo de construção do eu, caracterizando-se no encontro com o Self – o Si mesmo – é um excelente meio exploração e desbloqueio das emoções internas, pelas quais se originam os conflitos inconscientes. O processo artístico explorado no encontro terapêutico trata-se de um caminho seguro para expressar sentimentos fortes e por vezes grandes frustrações ou sentimentos autodestrutivos.

A arteterapia é uma fonte que pode nos proporcionar inúmeros benefícios, tais como:

  • Libertação de tensões, stress e da ansiedade;
  • Melhora a comunicação entre pessoas e grupos;
  • Ajuda na libertação da resistência à mudança;

A união da arte com a psicoterapia é fundamental para a cura das emoções e para a expressão de palavras não ditas que colocadas num papel pode proporcionar o alívio psíquico para o paciente.

Quanto mais o tempo passa, mais podemos  observar que as pessoas demonstram uma grande instabilidade e desequilíbrios emocionais. Instabilidade interna que tem o poder de nos paralisar e que impede a evolução da vida.

A arteterapia proporciona ao paciente um retorno ao movimento evolutivo e uma libertação dessa paralisação emocional. Arrisco-me a dizer que a Arteterapia é um processo que nos proporciona o resgate da criança interior, fato este que nos faz reencontrar com aquilo que é mais sagrado e fundamental que é a Gênese do próprio eu.

O resgate da criança interior nos permite o encontro com toda a nossa dor, todo o sofrimento, toda a mágoa, toda a revolta, toda a raiva, todo e qualquer sentimento negativo que tem tomado o espaço de nossa psique, e que nos aprisiona a um estado negativo e impede que haja espaço para que algo de positivo possa entrar. Este resgate nos possibilita a realização de uma simbólica limpeza, proporcionando o bem-estar e uma melhora considerável na qualidade de vida.

CONHEÇA O CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARTETERAPIA DO INSTITUTO FREEDOM:

Quer saber mais sobre o nosso curso de pós graduação em arteterapia? Saiba mais informações no link abaixo:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.