Arteterapia

O USO DA POESIA NA ARTETERAPIA

Poesia, no contexto da Arteterapia, é arte, pois traz uma linguagem artística diferenciada e potente.  Dependendo da percepção do arteterapeuta o número de possibilidades de como aplicá-la será significativo.

A poesia é uma forma de expressão mais livre. Em um processo arteterapêutico pode ser usado como inspiração, como reflexão, como pano de fundo para uma produção. Pode inclusive ser utilizada numa transposição de materiais, para explicação do cliente.

O ponto a considerar sobre o uso da poesia na arteterapia é o poder do uso da palavra:

 

Assim, aqui vou preferir enfatizar a palavra como instrumento de produção de imagens. Deste modo, uma sucessão de palavras, tendo ou não significados reconhecidos, através de uma cadeia de associações livres, poderão gerar grupos de imagens, que, por sua vez, gerarão outras novas imagens.  (PHILIPPINI, 2018, p.108).

 

A poesia traz outros significados às palavras, pois como diria Manoel de Barros os poetas “enlouquecem o verbo”. Uma escrita criativa talvez não revele o que a poesia, usando de símbolos, consegue alcançar, porque a primeira retrata o mundo com uma realidade. A liberdade da poesia traz o olhar ao sol, as palavras às flores, descreve árvores que andam e por vezes choram a tristeza do homem. 

Em Arteterapia, a leitura de um poema pode fazer emergir fatos esquecidos, pode ajudar a dar forma ao que a princípio não se reconhece.

Memórias afetivas podem ser ativadas trazendo aspectos que qualquer fase: infância, adolescência, juventude, vida adulta, maturidade. 

Criar poesia também, numa atividade livre, sem preocupação com o que é correto, mas ligando-se com o que é possível escrever. 

Em suma, o uso da poesia pode ser uma variação sensível da escrita criativa, pois pode contribuir com a expressão livre de clientes.

Silvia Quaresma

Registro na AATESP 665/0720

 

REFERÊNCIAS

PHILIPPINI, Angela. Linguagens e Materiais Expressivos em Arteterapia: uso, indicações e propriedades, Rio de Janeiro, WAK Editora, 2018.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.