Pós-Graduação Lato Sensu Em Psicossomática
A psicossomática é uma ciência transdisciplinar que estuda os fatores que determinam a dimensão integral do ser humano: biopsicossociais, histórico, espiritual e ecológico. Um instrumental para tratar as pessoas e não a doença.
Especialização lato sensu com diferencial que além do referencial teórico e prático; existe a ênfase nos aspectos vivenciais de ser cuidador.
Um espaço de discussão com subsídios teóricos / práticos para os profissionais egressos das áreas das ciências humanas e da saúde.
Tornar-se um profissional diferenciado e eficaz, oferecendo um atendimento muito mais humanizado, resgatando os princípios básicos de proporcionar qualidade de vida a todos;
Curar seus pacientes a partir de um diagnóstico profundo, identificando a raiz do problema, o motivo do seu aparecimento e não apenas os sintomas;
Ter uma visão mais ampla da psicologia humana, identificando a doença a partir da sua gênese;
Capacite-se para enxergar a raiz do problema e assim, tratar cada um dos seus sintomas;
Veja a doença de seu paciente como um caminho para compreender seus medos, dificuldades e traumas. Isso será o seu guia para encontrar as ferramentas certas para um tratamento assertivo;;
Seus pacientes irão ficar menos dependentes de tratamentos químicos, e passarão a ter uma vida melhor e mais saudável;
Toda doença não se desenvolve ao acaso, certamente, há um sentido psicológico para que ela tenha ganhado força dentro daquele paciente. Adquirir esse conhecimento colabora tanto para uma maior eficiência no diagnóstico da pessoa enferma quanto para aliviar seu quadro de somatização;
Estar Capacitado para tratar o doente e não a doença;
Você poderá aumentar ainda mais as chances de cura. O corpo sempre será o sintoma da linguagem dita pelo emocional. Quando um paciente não está respondendo bem a um tratamento, as chances de que algo em seu emocional esteja bloqueando a cura é enorme.
Objetivos:
Capacitar o aluno para a compreensão humanizadora, ética e crítica junto ao atendimento de pacientes.
Estimular o pensamento crítico-humanista através da ampliação dos conhecimentos produzidos pela abordagem Psicossomática;
Despertar no aluno um novo modelo paradigmático no tratamento da Saúde Física buscando uma melhoria na Qualidade de Vida do ser humano.
Público Alvo:
Profissionais graduados das áreas da Saúde e Humanas e demais profissionais interessados no tema.
Programação:
MÓDULO I- SAÚDE / ADOECIMENTO, ENTENDIMENTO E MODOS DE INTERVENÇÃO ATRAVÉS DOS TEMPOS.
Bases epistemológicas do pensamento em Psicossomática, no processo saúde/doença.
Promover o conhecimento sobre os principais conceitos sobre o processo saúde/doença através dos tempos e nas diferentes culturas.
Discutir a epistemologia do pensamento em psicossomática.
MÓDULO II – A NEUROCIENCIA E A FÍSICA QUANTICA NO CICLO DA VIDA
As descobertas da Neurociência e a Física Quântica e suas repercussões no ciclo da vida do pré-natal ao envelhecimento.
Conhecer as novas descobertas da Neurociência e da Física Quântica no ato de viver do ser humano
Identificar as transformações dos diferentes ciclos da vida: do pré-natal ao envelhecimento.
MÓDULO III – MODELOS DE PREVENÇÃO NO PROCESSO SAÚDE / DOENÇA
Fatores de prevenção em Psicossomática: Psicologia Positiva, Espiritualidade. Intervenções de diferentes técnicas, Individuais e Grupais.
Reconhecer a Espiritualidade como parte integrante da personalidade.
Reconhecer as novas emoções a partir da Psicologia Positiva.
Conhecer diferentes modelos de Intervenções.
MÓDULO IV – DIFERENTES ESCOLAS EM PSICOSSOMÁTICA
As diferentes escolas em Psicossomática: Carl Gustav Jung, Donald Winnicott, Franz Alexander, Pierre Marty, Joyce Mc´Dougall e Zbigniew Lipowiski, Stanislav Groff, Roberto Assagioli, Rüdiger Dahlke, Gestalt, Logoterapia. Terestrelo e a Medicina da Pessoa. Intervenções em Psicossomática em crianças e adolescentes. Estresse, fatores de Resiliência e Modelos de Coping.
Conhecer as diferentes escolas psicossomáticas e seus representantes.
Aprender abordagens de intervenções com crianças e adolescentes.
Aprender a lidar com seu estresse e ser resiliente.
MÓDULO V - A INTERVENÇÃO EM DIFERENTES CAMPOS NA PSICOSSOMÁTICA
Este módulo prioriza o conceito de atenção integral às pessoas e suas famílias e comunidades, abordando as possíveis intervenções em Psicossomática em diferentes temas e áreas de atuação. Aborda também técnicas terapêuticas complementares a partir do fazer dos profissionais em situações de adoecimento.
Conhecer a ação da abordagem psicossomática nas diferentes áreas de atuação
profissional;
Reconhecer as possíveis técnicas terapêuticas de cada área.
MÓDULO VI – PROFISSIONAIS DA SAÚDE: AUTOS CUIDADOS
Objeto de trabalho do profissional. Sintomas mais frequentes de sofrimento. Reconhecer dificuldades da atuação profissional. Necessidade do amparo e trocas com outros profissionais.
Técnicas e alternativas de cuidados nos campos: físico, emocional, espiritual e social.
Reconhecer as dificuldades da atuação do profissional.
Aprender a identificar estados de exaustão decorrentes da sua prática.
Aprender técnicas para balizar sua saúde física e mental.
MÓDULO I- SAÚDE / ADOECIMENTO, ENTENDIMENTO E MODOS DE INTERVENÇÃO ATRAVÉS DOS TEMPOS.
Bases epistemológicas do pensamento em Psicossomática, no processo saúde/doença.
Promover o conhecimento sobre os principais conceitos sobre o processo saúde/doença através dos tempos e nas diferentes culturas. Discutir a epistemologia do pensamento em psicossomática.
MÓDULO II – A NEUROCIENCIA E A FÍSICA QUANTICA NO CICLO DA VIDA
As descobertas da Neurociência e a Física Quântica e suas repercussões no ciclo da vida do pré-natal ao envelhecimento.
Conhecer as novas descobertas da Neurociência e da Física Quântica no ato de viver do ser humano
Identificar as transformações dos diferentes ciclos da vida: do pré-natal ao envelhecimento.
MÓDULO III – MODELOS DE PREVENÇÃO NO PROCESSO SAÚDE / DOENÇA
Fatores de prevenção em Psicossomática: Psicologia Positiva, Espiritualidade. Intervenções de diferentes técnicas, Individuais e Grupais.
Reconhecer a Espiritualidade como parte integrante da personalidade.
Reconhecer as novas emoções a partir da Psicologia Positiva.
Conhecer diferentes modelos de Intervenções.
MÓDULO IV – DIFERENTES ESCOLAS EM PSICOSSOMÁTICA
As diferentes escolas em Psicossomática: Carl Gustav Jung, Donald Winnicott, Franz Alexander, Pierre Marty, Joyce Mc´Dougall e Zbigniew Lipowiski, Stanislav Groff, Roberto Assagioli, Rüdiger Dahlke, Gestalt, Logoterapia. Terestrelo e a Medicina da Pessoa. Intervenções em Psicossomática em crianças e adolescentes. Estresse, fatores de Resiliência e Modelos de Coping.
Conhecer as diferentes escolas psicossomáticas e seus representantes.
Aprender abordagens de intervenções com crianças e adolescentes.
Aprender a lidar com seu estresse e ser resiliente.
MÓDULO V - A INTERVENÇÃO EM DIFERENTES CAMPOS NA PSICOSSOMÁTICA
Este módulo prioriza o conceito de atenção integral às pessoas e suas famílias e comunidades, abordando as possíveis intervenções em Psicossomática em diferentes temas e áreas de atuação. Aborda também técnicas terapêuticas complementares a partir do fazer dos profissionais em situações de adoecimento.
Conhecer a ação da abordagem psicossomática nas diferentes áreas de atuação
profissional;
Reconhecer as possíveis técnicas terapêuticas de cada área.
MÓDULO VI – PROFISSIONAIS DA SAÚDE: AUTOS CUIDADOS
Objeto de trabalho do profissional. Sintomas mais frequentes de sofrimento. Reconhecer dificuldades da atuação profissional. Necessidade do amparo e trocas com outros profissionais.
Técnicas e alternativas de cuidados nos campos: físico, emocional, espiritual e social.
Reconhecer as dificuldades da atuação do profissional.
Aprender a identificar estados de exaustão decorrentes da sua prática.
Aprender técnicas para balizar sua saúde física e mental.
Ms. Maria Raymunda Ribeiro – CRP – 06/ 12091
Psicóloga, e Mestre em Psicologia Clínica - Núcleo de Psicossomática e Psicologia Hospitalar pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Autora do livro: Prevenção e Saúde do Hipertenso. Editora Vetor.
Dra. Marisa Campio Müller -
Psicóloga, com mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Autora do livro: psicossomática -uma visão simbólica do vitiligo: Editora Vetor.Sócia fundadora do Instituto Brasileiro de Psicologia da Saúde. Psicóloga clínica.
Dr. Dorval de Andrade Tessari - CRM RS 16767.
Médico graduado pela Universidade de Caxias do Sul (1985).
Atualmente, exerce o cargo de Presidente da Associação Brasileira de Medicina Psicossomatica- RS.
Claudia Clair Pasa Tessari -
Psicóloga Clínica graduada pela Universidade de Caxias do Sul-UCS em 1999. Especialista em Psicooncologia pela PUC-RS no ano de 2004.
Aperfeiçoamento em Gestalt Terapia no atendimento de casais, adultos e grupos com Joseph Zinker (USA-2005-2006), Jean Marie Robine (França- 2005), Jean Marie Delacroix (França- 2011), Michael Vicent Miller (USA-2011), Richard Hycner, Lynne Jacobs (USA-2005).
Dr. João Bernardes da Rocha Filho - Licenciado em Matemática (Claretiano/SP, 2018). Bacharel em Filosofia (Unisul/SC, 2015). Pós-Doutor em Enseñanza de las Ciencias (Facultad de Educación/PUC Chile, 2012). Especialista em Psicossomática (Facis/SP, 2002). Doutor em Engenharia, Metrologia e Instrumentação (Labmetro/UFSC, 1999). Mestre em Educação (Faced/Pucrs, 1994). Especialista em Metodologia do Ensino Superior (Faced/Pucrs, 1991).
Dr. Carlos Alberto Veit - Possui Graduação em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da PUCRS (1989), com Especialização em Saúde e Espiritualidade pela FATO (2013, Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela UNISINOS (1993) e Especialização em Saúde e Espiritualidade pela FATO (2013). Mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela PUCRS (1994) e Doutorado em Psicologia pela PUCRS (2003).
Dr. Plínio Cutait – Médico. Palestrante internacional. Membro da The Reiki Alliance, comunidade internacional de mestres de Reiki que praticam o Usui Shiki Ryoho.
Francisco Sergio Cirilo - Graduado em Psicologia e licenciado em Pedagogia, pós-graduado em Docência do Ensino Superior e em Psicopedagogia Institucional. Professor de MBA, módulos Tomada de Decisão, Negociação, Gestão de Clima e Gestão de Carreira e Desenvolvimento, e coordenador do curso de Psicologia Aplicada à Educação na ESEF.
Dra. Ana Cristina Limongi França- Psicóloga FFCL São Marcos. Mestre em Psicologia Social PUCSP Doutora em Administração -pela FEA/USP. Livre-Docência Interfaces da Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho. Presidente Nacional da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática 2013-2017. Acadêmica da Academia Paulista de Psicologia - APP. Acadêmica da Academia Brasileira de Qualidade - ABQ. Criou e coordenou o Projeto Educação e Futuro da FEA/USP.
Me. Alessandra Cofani Françoso – Cursando Especialização em Pesquisa Clínica pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz/PROADI-SUS (em andamento). Mestrado em Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (Concluído em Maio/2012). Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva pela Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein.
Elaine Cristina Siervo - Psicóloga CRP – 06/ 35693-8 Pós- graduada na área Sistêmica-Psicoterapia de Família e Casal pela PUC-SP. Atuou na área de Dependência de Álcool e Drogas com indivíduos, grupos e famílias. Coaching – Sociedade Brasileira de Coaching. Participa do Núcleo de Psicodinâmica e Estudos Transdisciplinares da SBPA (Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica). Colunista da Revista Psique, onde escreve sobre Relacionamentos.
Dra. Ana Maria Galrão Rios - Doutora e Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008), na área de Estudos Junguianos. Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) (Conceito CAPES 4, PUC/SP, Brasil. Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) (Conceito CAPES 4). , PUC/SP, Brasil. Especialização em Cinesiologia Psicológica. Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Brasil. Especialização em Jung e Corpo. Instituto Sedes Sapientiae, SEDES, Brasil. Graduação em Psicologia.
Dr. José Romão Trigo de Aguiar – Médico homeopata, psicoterapeuta professor de Ética e Filosofia da Associação Palas Athena. Fundador da Sociedade Universitária Médica de Estímulo à Pesquisa (SUMEP). Professor do Curso de Formação de Terapeutas (FONTE), do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Jogos Cooperativos da UNIP, e do Curso de Especialização em Medicina Comportamental ligado à UNIFESP.
Me. Vera Lúcia Boeing - Mestre em Psicologia, pela Universidade Internacional – Lisboa / Pt. Psicóloga especialista em Psicologia Clínica, Organizacional e do Trabalho reconhecida e intitulada pelo Conselho Regional de Psicologia da oitava região (CRP 08/01099); Trainer Internacional em Programação Neuro Linguística e Coaching.
Diego Vainer Andrade Santos - Bacharel em Psicologia pela Universidade Paulista – São Paulo, SP, conclusão em dezembro de 2018; Pós-Graduação em Psicologia da Educação. Especialização em Educação pela– PUC Monte Alegre, 2013. Curso: Logoterapia, espiritualidade e prática pastoral, Instituto Mater Eclesiae – São Paulo, 2008. Introdução à Teologia, Instituto Mater Eclesiae – São Paulo, 2008; Licenciatura Plena em História pela UNIFAI, 2006; Licenciatura Plena em Filosofia pela UNIFAI, 2005.
Anelise Junqueira Bohnen - Licenciada em Música pelo Instituto de Artes da UFRGS, ênfase em Musicoterapia. Mestre em Fonoaudiologia pelo Ithaca College, USA. Fonoaudióloga clínica desde 1980 – CRFa 5587-7 - Especialista em gagueira pela Fundação Americana de Gagueira e Northwestern University. Doutora em Letras pelo Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com tese sobre as características das palavras gaguejadas.
EM BREVE NOVAS TURMAS.