organizado por

apoiado por IAAP

produzido por

ANÁLISE SIMBÓLICA COM VÍTIMAS DE TRAUMA NA INFÂNCIA CAUSADO POR TERRORISMO DE ESTADO

com Karin Fleischer 

Quarta-feira, 14 de junho

16h – 17h30 (horário de Brasília)

Ao vivo, via Zoom

Preços:

O evento é grátis*, mas você precisa se registrar.

REGISTRE AQUI!

 
Nome *
Celular com DDD *
Email *
 
 

Nós gostaríamos que você participasse ao vivo. Para tanto, registre-se preenchendo o formulário acima. Um link será enviado ao seu e-mail anteriormente ao evento. A gravação será compartilhada (através de e-mail e depois do evento) somente aos que se registraram.

SOBRE O TEMA

Reflita sobre a liberdade no século 21

Atentados terroristas, guerras, perseguições políticas, tortura e genocídio – tais experiências extremas de violência deixam seus rastros, não só nos indivíduos, mas também nas comunidades e nações afetadas.
Essas marcas se tornam memórias coletivas e moldam o sentimento, o pensamento e a ação social dos grupos.

O QUE VOCÊ VAI VER NO WEBINAR

Karin Fleischer explora as consequências do trauma coletivo no psiquismo individual. 

Ela tem como objetivo mostrar as dificuldades que emergem no processo de lidar com um trauma precoce, quando a ferida pessoal se funde com um trauma familiar e cultural. 

Por meio de materiais oníricos advindos da clínica, a autora também destaca a importância de incluir na análise os níveis objetivo e subjetivo, pois, se o trabalho clínico estiver focado apenas na dimensão subjetiva intrapsíquica, isso tende a perpetuar o ciclo traumático da negação original. 

Esse processo exige do analista sensibilidade e receptividade para aceitar a realidade do trauma coletivo com todos os seus efeitos avassaladores, sem perder a capacidade de imaginação. Assim, o horror do não representável pode encontrar gradualmente – dentro da díade analítica – uma maneira simbólica de ser recuperado, metabolizado e elaborado.

Quem é KARIN FLEISCHER ?

Karin Fleischer é psicóloga clínica licenciada (Universidade de Buenos Aires) e analista junguiana certificada pelo IAAP. Trabalha como analista de treinamento, supervisora e é membro fundador da Sociedade Uruguaio-Argentina de Psicologia Analítica (SUAPA) e do conselho executivo do CLAPA – Comitê Latino-Americano de Psicologia Analítica (2018-2021 / 2021-2024). Ela tem mestrado em Terapia do Movimento em Dança (California State University, East Bay, EUA) e é professora de graduação e pós-graduação de Psicologia Analítica.

Ela introduziu a Imaginação Ativa Corporificada / Movimento Autêntico na Argentina e em vários países da América Latina, ministrando seminários sobre o Corpo e a Imaginação Ativa, nacional e internacionalmente e publicou artigos acadêmicos no Journal of Analytical Psychology (2020, 2022, 2023) sobre temas relacionados ao desenvolvimento e trauma coletivo, dissociação, transtornos psicossomáticos, corpo e imaginação ativa.

SOBRE AS PSYCHOSOCIAL WEDNESDAY

Toda quarta-feira, por volta das 20h30, Sigmund Freud reunia colegas na sala de espera da sua prática Vienense em Berggasse 19 para abrir o mundo da psicanálise a ideias poderosas. Com o seu Clube Psicológico. C. G. Jung criou um lugar similar em Zurique onde o trabalho interno, normalmente solitário, da alma pudesse encontrar um balanço com a troca com outros. Desde 2020, na forma de um salão digital, Psychological Wednesday combina a ideia desses dois homens e oferece um espaço onde colegas de todo o mundo e diferentes disciplinas possam trocar seus trabalhos criativos e pensamentos entre eles e com uma vasta audiência. Em 2023, a série assume seu nome e explora o processo de individuação e liberdade após liberdade no século XXI de uma perspectiva psicossocial.

Cursos
Favoritos
0 items Carrinho
Minha Conta