organizado por
apoiado por IAAP
produzido por
O poder da escuta: uma abordagem neojunguiana da psicologia clínica e dos complexos culturais
com Carmen Parise e
Guilherme Scandiucci
Quarta-feira, 13 de setembro
16h – 17h30 (horário de Brasília)
Ao vivo, via Zoom
Preços:
O evento é grátis*, mas você precisa se registrar.
[hfe_template id='20449']
Nós gostaríamos que você participasse ao vivo. Para tanto, registre-se preenchendo o formulário acima. Um link será enviado ao seu e-mail anteriormente ao evento. A gravação será compartilhada (através de e-mail e depois do evento) somente aos que se registraram.
É um desafio para os psicanalistas abordar e discutir questões emergentes e prementes das minorias. Como essas questões podem ser abordadas?
Carmen Livia Parise e Guilherme Scandiucci argumentam que a psicologia analítica clássica e outras psicologias profundas atingiram seus limites. Eles defendem que a psicologia analítica entre em um diálogo mais direto com o mundo exterior e com o que está sendo discutido nos movimentos sociais. A psique é política, então cabe às práticas e clínicas psicológicas se envolverem com o que está acontecendo na periferia do universo.
Parise e Scandiucci estão se referindo a negros, indígenas e não-brancos em geral, LGBTQIA+ e qualquer um que se encontre à margem do funcionamento capitalista e estilos de vida da classe média. Eles discutirão a relação de Jung com grupos e coletivos e traçarão seu desenvolvimento na psicologia analítica. Os palestrantes vão abordar a questão do racismo na psicologia analítica, na psicologia social e nas ciências sociais, para depois discutir alguns casos clínicos e refletir sobre como tudo isso afeta nossa escuta em tais situações. Uma incursão será feita pelas ontologias dos bantus e dos iorubás que representam uma tentativa de desuniversalizar a lógica branca hegemônica e introduzir elementos que contribuam para uma escuta mais multifacetada e aguçada.
Quem é CARMEN PARISE ?
Carmen Parise é Psicóloga clinica, analista pelo ijusp, ajb e iaap, diretora administrativa do ijusp, co- coordenadora do Arqué – Núcleo de Psicologia Arquetípica do ijusp e do Departamento da diversidade sexual e gênero da AJB e membro do Coletivo Aisthesis.
Quem é Guilherme Scandiucci ?
Guilherme Scandiucci é Graduado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2002), MA in Jungian and Post-Jungian Studies – University of Essex (2007), mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2014). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (graduação em psicologia). Trabalha como psicoterapeuta (Clínica privada). Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia analítica, complexos culturais, racismo, ambientes urbanos, clínica contemporânea.
SOBRE AS PSYCHOSOCIAL WEDNESDAY
Toda quarta-feira, por volta das 20h30, Sigmund Freud reunia colegas na sala de espera da sua prática Vienense em Berggasse 19 para abrir o mundo da psicanálise a ideias poderosas. Com o seu Clube Psicológico. C. G. Jung criou um lugar similar em Zurique onde o trabalho interno, normalmente solitário, da alma pudesse encontrar um balanço com a troca com outros. Desde 2020, na forma de um salão digital, Psychological Wednesday combina a ideia desses dois homens e oferece um espaço onde colegas de todo o mundo e diferentes disciplinas possam trocar seus trabalhos criativos e pensamentos entre eles e com uma vasta audiência. Em 2023, a série assume seu nome e explora o processo de individuação e liberdade após liberdade no século XXI de uma perspectiva psicossocial.