Despertando, no homem, sua humanidade:

Como aplicar a Logoterapia na educação e no trabalho

Com Rogener Almeida Santos Costa e Neide Rebouças

Mediação de Maria Helena Budal

Quinta-feira, 8 de dezembro de 2022
Das 18h às 20h.

Idealizada por Viktor Frankl, a Logoterapia vem constantemente ganhando espaço e sendo reconhecida no Brasil.

Contudo, ainda se tem uma ideia anacrônica de que é uma abordagem psicológica “de consultório” – ou seja, de aplicação restrita à clínica.

Isso é errado. A aplicação prática da Logoterapia é muito mais ampla.

Neste Webinar, as professoras Rogener Almeida Santos Costa e Neide Rebouças vão mostrar a aplicação prática da Logoterapia na Educação e no mundo do Trabalho e o quanto esses dois contextos são favoráveis para a ampliação de uma perspectiva antropológica, promovendo uma saúde integral dentro de sua proposta.

O evento será online e gratuito, para você ver de onde quiser, e será mediado pela professora Maria Helena Budal, coordenadora da Pós-Graduação em Logoterapia e Análise Existencial do Instituto Freedom.

Inscreva-se agora para receber o link e assistir ao vivo!

AGENDA
18h - Logoterapia e o resgate humano na Educação - ROGENER ALMEIDA

A palestra tem como objetivo apresentar a LAE (Logoterapia e Análise Existencial) como sistema teórico e prático que concebe o ser humano como ser espiritual-pessoal - que é essencialmente autotranscendente, capaz de autodeterminar-se e, em quaisquer circunstâncias, está orientado para o sentido.

Partindo desses pressupostos, a concepção de educação a ser apresentada vai além da transmissão de conteúdos conceituais e procedimentais, abrangendo o despertar da consciência e a manifestação atitudinal. Nessa perspectiva, serão apresentadas tarefas logoeducativas fundamentais que preparam os sujeitos para uma vida com sentido.

19h - Logoterapia, a pessoa humana e o mundo do trabalho - NEIDE REBOUÇAS

Quantas horas uma pessoa passa no ambiente de trabalho ao final de um dia? E de uma semana ou de um mês? E durante toda sua vida?

A Logoterapia defende a ideia de que a vida oferece sempre, em qualquer circunstância, feliz ou negativa, um sentido válido a ser descoberto. Através de seus conceitos, alcança-se a certeza de que o ser humano possui, como vontade primeira, a possibilidade de encontrar e realizar o sentido no trabalho ou em outra circunstância.

Esta palestra apresenta o ambiente de trabalho como possibilidade de melhorar as relações interpessoais e de encontrar um significado para a vida

Vamos refletir sobre a ideia de um trabalho exercido em forma de missão, contrariando o apelo excessivo pela aquisição de bens materiais - que leva a pessoa a trabalhar de forma compulsiva e desordenada.

Quais características precisa ter o trabalho para dar sentido à vida?

INSCRIÇÃO

Preencha o formulário abaixo para receber lembretes e o link para acessar a aula ao vivo!

 
Nome *
Celular com DDD *
Email *
 
 
 

MARIA HELENA BUDAL

Psicóloga com formação em Análise Existencial - Logoterapia pela ALVEF (2002) e Pós-Graduação em Psicologia Analítica pela PUC-PR (2010). Mestre em Tecnologia e Interação Humana pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2005).
Diretora do Núcleo de Logoterapia de Curitiba (2020). Membra da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial (ABLAE), coordena grupos de estudo em Logoterapia e Análise Existencial e prestações de serviço na área.
Coordenadora da Pós-graduação em Logoterapia e Análise existencial do Instituto Freedom.

Rogener Almeida Santos Costa

Psicóloga clinica, pedagoga, especialista em leitura e formação de leitores e Doutora em Psicologia Social pela Universidade John Fitzgerald Kennedy em Buenos Aires, Argentina.

Neide Rebouças

Possui graduação em psicologia e em pedagogia. Especialista em Logoterapia e Análise Existencial. Tem formação em Terapia Cognitivo Comportamental pelo Instituto Camboim & Petrucci. Formação em Assessoramento Psicoeducativo pela Sociedade Brasileira de Logoterapia (SOBRAL). Atualmente é psicóloga clinica. Terapeuta de casais. Conferencista, autora de livros na temática da Logoterapia aplicada às Organizações e de Gestão do Tempo Livre. Professora em programas de Especialização em Logoterapia. Organizadora de Eventos como congressos, seminários e palestras, sobre temas como Sentido do Trabalho, Gestão do Tempo, Lazer e Ócio. Experiência como servidora Pública, com atuação na área de capacitação e treinamento e no programa de saúde mental da Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte. Membro cofundador da Associação Católica Renascer, desenvolve trabalho voluntário de caráter religioso na área de formação humana e aconselhamento espiritual.

INSCRIÇÃO

Preencha o formulário abaixo para receber lembretes e o link para acessar a aula ao vivo!

 
Nome *
Celular com DDD *
Email *
 
 
 
Cursos
Favoritos
0 items Carrinho
Minha Conta