Dia 01 de outubro | Próxima terça-feira | 19h
Neste webinar, a professora Patrícia Teixeira e o professor Elielton Ribeiro vão falar sobre o papel e as contribuições pioneiras do médico psiquiatra Dr. Osório César no trabalho com a arte como ferramenta terapêutica na saúde mental e o seu diálogo com Nise da Silveira.
Atualmente o trabalho desenvolvido por ele originou o Museu de Arte Osório Cesar (MAOC) em Franco da Rocha.
Entre História da Arte, Museologia e Saúde Mental, vamos falar a trajetória do fazer artístico como prática terapêutica no Complexo Hospitalar do Juquery, a luz da produção textual de Osório Cesar e seu impacto na prática psiquiátrica, bem como o contexto histórico e social de suas propostas e suas influências nas áreas de saúde e da arte.
Ao participar deste encontro, você vai aprender sobre a interlocução da arte na terapia que começa com o Dr. Osório César no Complexo Hospitalar do Juquery em Franco da Rocha.
Se você é psicólogo, filósofo, sociólogo, artista, profissional de políticas públicas, educador, assistente social, terapeuta ocupacional, médico ou estudante dessas áreas, este webinar trará uma visão única sobre a interseção entre arte e saúde mental.
Analista Junguiana em formação pelo IJUSP. Psicóloga com especialização em abordagem junguiana, mestre em psicologia clínica na área junguiana, ambos pela PUC-SP.
Professora de teatro formada pela UniRio com especialização no método Stanislavski de Teatro pelo GITS em Moscou.
Especialização em Direção Teatral pela Célia Helena Centro de Artes e Educação.
Diretora e dramaturga da Cia. Coexistir de Teatro com a pesquisa de mitos em cena, a partir da relação entre mito, rito e psique. Ganhou o prêmio de melhor espetáculo em 2014 pela crítica paulistana com a “Jornada de Orfeu” dentro do Cemitério do Redentor.
Professora da Puc-Rio, CAL-RJ, UNIP-SP, Instituto Freedom-SP. Autora das técnica expressivas no trabalho psicoterapêutico: “Narrativas psico-históricas” e “Performance do Mito”.
Organizadora do eixo temático “Formação, prática e técnicas do artista teatral” da Coleção Artes da Cena da Editora Paco.
Bacharel em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e mestrando pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo (PPGMus-USP), com previsão para conclusão até janeiro de 2026. Atua como pesquisador, curador e gestor do acervo do Museu de Arte Osório Cesar (MAOC) desde 2018, pela Prefeitura de Franco da Rocha, no Complexo Hospitalar do Juquery, formado pelas produções de artistas-pacientes, como Aurora Cursino dos Santos, Albino Braz, Ioitiro Akaba, Masayo Seta, Maria Aparecida Dias, Ubirajara Ferreira Braga e Istvan Csibak.
Não perca esta oportunidade única!
De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever autorizo Instituto Freedom a enviar notificações por e-mail ou outros meios e concordo com sua Política de Privacidade.