DESCUBRA A IMPORTÂNCIA DA ALQUIMIA NA PSICOLOGIA ANALÍTICA

01 de Fevereiro de 2024 | Online | Das 19H às 22:00 | Com ALEX ROCHA

Durante suas pesquisas sobre imagens mitológicas como representações de como a psique funciona, Jung também percebeu que os tratados alquímicos eram projeções metafóricas dos processos psicológicos de pessoas que procuravam se desenvolver psicologicamente, os alquimistas.

Ele percebeu que haviam fases, com descrições parecidas entre os processos descritos ali nos tratados e as fases do desenvolvimento psicológico de seus pacientes e, especialmente, de si próprio.

Por vezes os pacientes precisavam ter vivências de queimarem suas verdades absolutas, outras vezes precisavam ficar menos duros, mais flexíveis, como algo  rígido após ficar de molho na água e assim por diante. Imagens que brotam universal e espontaneamente do inconsciente. Imagens que podem ser vistas com alguma frequência nas entrelinhas dos sonhos e fantasias.

Assim, os alquimistas descreveram operações alquímicas utilizando os quatro elementos, além dos produtos mágicos-químicos.

Estas imagens e sequências de imagens não são lineares, como um caminho de evolução organizado pelo ego da consciência, mas seguem caminhos em paralelos, espiralados, ou em ramificações como teias, conforme bem sistematizou Edinger (no livro Anatomia da Psique), estudioso de Jung.

     Jung escreveu vários volumes de sua obra sobre o assunto, especialmente no final de sua vida.

ENTENDA A PSIQUE ATRAVÉS DA ALQUIMIA

O QUE VOCÊ VAI APRENDER NO WORKSHOP?

A QUEM SE DESTINA

Psicólogos, estudantes de psicologia, psicanalistas, Terapeutas, profissionais da área da saúde e interessados no assunto.

Objetivos do WORKSHOP

  • Entender alguns exemplos de tratados alquímicos como metáforas de funcionamento da psique sob a ótica da Psicologia Analítica
  • Ampliar o seu conhecimento da alquimia como ferramenta de orientação de análise junguiana

Inscreva-se agora

Apenas

R$ 28,90

DOCENTE:

Alex Rocha

Psicólogo Clínico em São Paulo. Tem especialização em Psicologia Analítica e em Psicologia Sistêmica. É professor e supervisor em Psicoterapia de Crianças.